Os aterros sanitários são construídos com a finalidade de destinar, de forma segura, os resíduos sólidos urbanos e/ou industriais. Uma das etapas que contemplam o seu planejamento é a composição das camadas de impermeabilização. Essas camadas referem-se à camada de base e também a camada de cobertura final do aterro.
A camada de base é consolidada no início da construção do aterro e tem como função maximizar a segurança ambiental para o recebimento dos resíduos. É uma camada suplementar as outras camadas de retenção, que caso seja exigida devido a falha das demais barreiras, deverá conter a infiltração de águas contaminadas, impedindo que estas atinjam as demais camadas do solo (e, impedindo que contaminem também lençóis freáticos, que eventualmente possam existir).
Já a camada de cobertura é utilizada na etapa de encerramento do aterro e sua composição tem como principais funções, minimizar a saída não controlada de gases para a atmosfera e evitar a entrada (ou saída) de líquidos no interior do aterro.
Para a obtenção destas funcionalidades, essas camadas devem ser as mais impermeáveis possíveis, sendo que esta característica, dentre outras, deve atender aos requisitos de engenharia e normas estabelecidas para o projeto.
Na prática, em geral, essas camadas são constituídas de solos argilosos, que pode já ser uma característica natural do solo local, ou ainda ser obtida pela inclusão de aditivos argilosos ao solo, como as argilas bentoníticas.
Com os crescentes aumentos nos volumes dos resíduos gerados, a demanda pela construção ou expansão dos aterros é cada vez maior. Neste cenário, a existência de maior número de projetos e, em geral, com maior capacidade de recebimento de resíduos (que implica em maiores exigências quanto a segurança ambiental) faz com que a utilização destes aditivos argilosos seja cada vez mais requerida.
Dentre esses aditivos, com os devidos desenvolvimentos, a argila bentonita cálcica apresenta-se como uma excelente opção para correção/melhoramento do coeficiente técnico de permeabilidade de solos arenosos e/ou siltosos, sendo amplamente utilizada para a construção de aterros sanitários (e industriais), para composição das camadas de impermeabilização, com destaque significativo quanto a eficiência na composição da camada de base, onde há maior exigência quanto à impermeabilidade.
Além do uso em aterros, a bentonita cálcica também pode ser utilizada na impermeabilização para construção de lagos, poços, sondagens e demais aplicações relacionadas, para os quais são requeridas suas funcionalidades impermeabilizantes.
Atuando como fornecedor consolidado, a Aligra disponibiliza uma linha de produtos fabricados com essas argilas. Nossas argilas possuem características diferenciadas, principalmente com relação ao coeficiente de permeabilidade. Tais características possibilitam o desenvolvimento de produtos com eficiência e qualidade comprovadas na constituição de barreiras minerais para diversos segmentos.
E aí? Gostou dessa curiosidade? Quer saber mais?
Entre em contato conosco pelo telefone: (12) 99169-8996 ou pelo e-mail: aligra@aligra.com.br
Yorumlar