top of page
Buscar

Microplásticos redobram a preocupação com a produção de lixo

  • Foto do escritor: Paulo Cardoso
    Paulo Cardoso
  • 9 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura
Mão segurando microplásticos

Como essas pequenas partículas impactam a saúde humana, o meio ambiente e o que podemos fazer para minimizar seus danos.

Os microplásticos estão cada vez mais presentes no cotidiano, invadindo áreas antes consideradas seguras, como alimentos, água potável e até o ar que respiramos. Apesar de invisíveis a olho nu, essas partículas plásticas têm um impacto gigantesco na saúde humana, na biodiversidade e no equilíbrio ambiental.

O que são microplásticos?

Microplásticos são partículas de plástico menores que 5 milímetros, que se formam a partir da degradação de materiais maiores ou são produzidos intencionalmente para produtos industriais e cosméticos. Fontes comuns incluem o desgaste de pneus, a lavagem de roupas sintéticas e o descarte inadequado de resíduos plásticos.

Impactos à saúde humana

Pesquisas indicam que os microplásticos podem carregar substâncias químicas nocivas, como ftalatos e bisfenol A, que afetam sistemas hormonais, neurológicos e reprodutivos. Estudos recentes também associam sua ingestão e inalação a condições graves, incluindo inflamações crônicas e até câncer.

Consequências para o meio ambiente

A biodiversidade também sofre os efeitos dos microplásticos. Organismos marinhos confundem essas partículas com alimento, o que pode causar bloqueios no sistema digestivo, desnutrição e morte. Além disso, os microplásticos entram na cadeia alimentar, impactando espécies em níveis tróficos superiores, incluindo seres humanos.

Soluções possíveis

Felizmente, existem maneiras de reduzir a presença dos microplásticos no ambiente. Entre elas:

  1. Reduzir o consumo de plásticos descartáveis: Priorize alternativas reutilizáveis.

  2. Descarte correto de resíduos: Evite que materiais plásticos cheguem a rios e oceanos.

  3. Escolha de roupas de fibras naturais: Reduz a liberação de microfibras sintéticas.

  4. Tecnologias inovadoras em aterros sanitários: Como o uso de argila para evitar contaminação de solos e lençóis freáticos.

O papel da argila na eficiência dos aterros sanitários:

Os Microplásticos representam um desafio global que exige esforços conjuntos de governos, indústrias e cidadãos.

 

E os aterros sanitários cumprem um papel indispensável para o lixo plástico ser devidamente descartado e reciclado.Mas, para isso, é preciso que eles sigam aos diversos critérios técnicos, sendo a impermeabilização do solo uma das mais importantes.


E a argila natural possui papel fundamental nesta etapa. Essas argilas, tecnologicamente classificadas como bentonita, possuem alta superfície específica, excelente capacidade de absorção, plasticidade e baixo coeficiente de permeabilidade.


Devido a essas características técnicas, principalmente relacionada a permeabilidade, elas são excelentes aditivos na impermeabilização de solos arenosos e/ou siltosos, atuando na correção e como melhorador de coeficiente técnico. Por isso, são muito utilizadas na composição da barreira mineral em aterros sanitários.


Para esta aplicação, a argila é fornecida sob forma pulverizada e, normalmente, aplicada como aditivo ao solo já existente no local ou região próxima, onde essa mistura é homogeneizada e compactada até atingir os índices desejados, especialmente quanto a permeabilidade.


Vale ressaltar que os seus percentuais de aplicação variam conforme as características do solo e/ou exigências do projeto do aterro.


Esse mesmo procedimento pode ser utilizado também para processo de “cobertura” no encerramento de lixões e/ou aterros, porém deve-se utilizar solo adicional com a inclusão da argila, seguindo o mesmo processo de homogeneização e compactação.


Na Aligra, possuímos produtos constituídos por argila natural (bentonita cálcica), que são excelentes opções como aditivos corretores/melhoradores de coeficiente técnico de permeabilidade de solos. Nossos produtos são amplamente utilizados para a construção de aterros sanitários e/ou industriais, e demais usos para os quais são requeridas sua funcionalidade como aditivo impermeabilizante.


Seguem abaixo algumas características destacáveis dos nossos produtos para esta aplicação:

  • Eficiência comprovada na construção e ampliação de aterros sanitários;

  • Baixo coeficiente de permeabilidade;

  • Atendimento dos mais rigorosos coeficientes técnicos estabelecidos pelos projetos e órgãos ambientais;

  • Excelente custo-benefício;

  • Produto 100% natural, que pode ser aplicado diretamente ao solo (puro ou em mistura);


Conheça nosso portifólio de produtos para utilização como aditivo na impermeabilização de solos!


Ou entre em contato com o nosso departamento técnico para melhor alinhamento e atendimento das suas demandas específicas.


Telefone: 12 3632 1011


Fonte:

Informações baseadas no portal eCycle. Para saber mais, acesse https://www.ecycle.com.br/microplasticos/

 
 
 

Comments


logo-aligra(1)_edited.png
bottom of page