Saiba porque a argila se tornou um dos principais ingredientes dos produtos de beleza.
Basta um passeio rápido nas lojas de cosméticos, farmácias e até supermercados para encontrar uma grande variedade de produtos de beleza que utilizam a argila.
São cremes, máscaras, sabonetes e até xampus e condicionadores que utilizam a argila em suas fórmulas.
Mas, qual o motivo dessa explosão de produtos cosméticos, de skincare e beleza que utilizam a argila como parte dos seus ingredientes?
Para responder essa questão é preciso conhecer um pouco da história do uso cosmético da argila, quais os seus benefícios, e principalmente a tendência comercial por trás do comportamento desta indústria. Confira abaixo:
O uso histórico da argila na beleza: A argila está presente em toda a história do desenvolvimento da humanidade, e na beleza não seria diferente.
Segundo registros arqueológicos, os primeiros usos dermocosméticos da argila datam da pré-história, quando os homens das cavernas misturavam argila e água para cicatrização de feridas e na limpeza da pele.
Depois, diversas culturas recorreram à argila, como na Índia, onde a mais de 5.000 anos atrás, de acordo com a antiga tradição ayurvédica, ela era usada como máscaras faciais e corporais, para tratamento de pele, e mais tarde passou também a ser usada durante rituais religiosos e casamentos indianos.
Na Mesopotâmia as chamadas terras medicinais, que hoje foram identificadas como argila, eram utilizadas como agentes terapêuticos para o tratamento de feridas e até na supressão de sangramentos.
E no antigo Egito as argilas eram utilizadas como materiais anti-inflamatórios e chegaram a ser utilizadas até mesmo em rituais de mumificação.
Inclusive há rumores, que até hoje não se sabe se é um fato histórico, ou apenas mito popular, a própria rainha egípcia Cleópatra, conhecida como um ícone de beleza na antiguidade, aplicava máscaras de argila pelo menos duas vezes por semana em sua pele.
Além disso, as argilas, com o tempo, se tornaram um item básico nas casas de banho e massagens gregas e romanas.
Principais benefícios da argila:
As argilas são ricas em minerais como alumínio, silicatos, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobalto, entre outros.
Esses minerais trazem inúmeras propriedades as argilas, como ação desintoxicante, cicatrizante e até mesmo anti-inflamatória.
Por isso, as argilas trazem inúmeros benefícios a pele, ao couro cabeludo e aos fios de cabelo, os principais são:
Absorver toxinas e impurezas,
Promover a renovação dos tecidos,
Controlar oleosidade;
Eliminar bactérias;
Favorecer a reprodução celular integral
Absorver toxinas e impurezas;
Promover a reconstituição dos tecidos;
Promover a esfoliação;
Repor nutrientes perdidos;
Efeito calmante;
Clarear a pele,
Suavizar a pele e melhorar o tônus;
Equilibrar o pH do couro cabeludo,
Promover o crescimento capilar.
A tendência comercial por produtos naturais:
Embora o uso da argila na beleza nunca tenha sido extinto, ele foi deixado de lado quando a indústria dos cosméticos resolveu priorizar ativos e ingredientes sintéticos desenvolvidos em laboratórios.
Isso porque eles eram percebidos como mais modernos e tecnológicos, fazendo com que comercialmente tivessem um valor agregado maior e pudessem ser vendidos mais caro. Ou seja, o seu uso era uma estratégia de marketing mais atrativa para as marcas.
No entanto, nos últimos anos os consumidores passaram a se preocupar mais com a sustentabilidade, e cobrar das marcas iniciativas que priorizassem o cuidado com o meio ambiente, incentivando o uso e a valorização de produtos ecologicamente corretos.
Além disso, os consumidores também se conscientizarem dos efeitos nocivos que inúmeros produtos químicos causam a saúde, e por isso cada vez mais procuram por opções mais naturais, principalmente para o uso sob a pele.
Segundo uma pesquisa realizada pelo e-commerce Use Orgânico, 80% dos consumidores tem o hábito de avaliar os componentes na fórmula dos cosméticos e 74,4% deles preferem comprar aqueles com ingredientes naturais.
Foi por conta deste movimento do público, que as empresas voltaram a investir no uso da argila como ingrediente em seus produtos.
Afinal, a argila é um ingrediente natural, de origem mineral, extraída diretamente do solo. Ou seja, é segura, saudável e sua utilização não traz prejuízo ao meio ambiente!
A argila, além de ser um ingrediente natural, é extremamente versátil, podendo ser adaptadas para diversos objetivos, por exemplo, substituir, os pigmentos e corantes sintéticos, que por muitas vezes podem causar irritações na pele.
Além disso, elas têm sido muito exploradas como ativo: antipoluição, ação anti-aging (efeito tensor e elasticidade), efeito booster em FPS, antioleosidade, detox, antioxidante e iluminador.
Argila verde tem destaque na Indústria dos cosméticos:
Embora existam inúmeros tipos de argilas, que são amplamente utilizadas pela indústria da beleza e dos cosméticos, a argila verde é de longe a mais presente neste segmento.
Isso acontece porque de todas as argilas, a verde é a que tem uma maior diversidade de elementos em sua composição, como o óxido de ferro, magnésio, cálcio, potássio, manganês e zinco.
Essa grande variedade de minerais, presentes na argila verde, atuam na desintoxicação, limpeza e equilíbrio da oleosidade na pele.
Justamente por essas características adstringentes e purificadoras, a argila verde é utilizada na fabricação de diversos produtos para o rosto, corpo, cabelos e até para o couro cabeludo.
A argila verde, é indicada, por exemplo, para formulações de produtos para peles oleosas e com acne, pois, possui forte ação adstringente, tonificante, secativa, bactericida e cicatrizante.
Além disso, é também muito usada em xampus, condicionadores e outros produtos capilares voltados para o cuidado de fios e couros cabeludos danificados e oleosos, e até em tratamentos que auxiliam no controle da seborreia e psoríase.
A argila verde fornecida pela Aligra, é um produto 100% natural, extraída de jazida própria!
Aqui na Aligra, fornecemos Argila Verde 100% natural, extraída da nossa própria jazida, localizada em Taubaté/SP.
O seu beneficiamento é baseado somente em processos físicos, especificamente, na secagem por exposição ao sol e moagem do material, sem quaisquer transformações químicas ou biológicas, sendo preservadas as características naturais do material.
O produto obtido é bastante versátil, sendo fornecido como matéria-prima, que pode ser desenvolvida. Já que, com os devidos processamentos adicionais, a depender da aplicação, pode ser utilizada para a fabricação de produtos cosméticos de uso de forma direta: pura/lama, para aplicação sobre a pele; ou em formulações, como, por exemplo, cremes, sabonetes, etc.
Conheça nosso portfólio de produtos para Indústria da beleza e dos cosméticos!
Ou entre em contato com o nosso departamento técnico para melhor alinhamento e atendimento das suas demandas específicas.
Email: aligra@aligra.com.br
Telefone: 12 3632 1011
Whatsapp: 12 99169 8996
Comments