top of page
Buscar

Open Innovation: qual a importância para as empresas?

Conheça o que é a inovação aberta e por que vale a pena investir.

Cada vez mais as empresas tem valorizados iniciativas de inovação, no entanto, surge a questão: como fazer algo novo, se os times estão imersos em processos repetitivos no trabalho?



Realmente é difícil garantir que seus colaboradores se mantenham atualizados de todas as novidades e descobertas, não apenas da sua área de atuação, mas de soluções e iniciativas que podem ajudar a sua empresa desenvolver novos produtos e serviços.


Por outro lado, o meio acadêmico, sendo um epicentro do desenvolvimento de inúmeras pesquisas e descobertas, tem dificuldades em dar aplicabilidade aos conceitos trabalhados nas aulas e laboratórios, na prática.


E a solução para ambos os desafios, pode estar justamente no Open Innovation!

O que é Open Innovation?

O termo Open Innovation, traduzindo para o português inovação aberta, foi criado pelo pesquisador americano Henry Chesbrough em 2003 no seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology (Harvard Business School Press).


Antes de ser professor, Henry Chesbrough foi executivo em uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, foi quando ele percebeu:


De um lado estava o ambiente acadêmico, completamente desconectado do que estava acontecendo no mundo dos negócios.

E do outro, as empresas que tendem a manter todo o conhecimento restrito às suas equipes, levando a métodos obsoletos e dificultando a modernização.


Visando facilitar o fluxo de conhecimento, ele criou o conceito de Open Innovation que segundo suas próprias palavras é: “o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação”.


Por que o Open Innovation é importante?


Como você já deve ter percebido, o Open Innovation se torna importante, pois é uma solução viável para resolver diferentes dificuldades de dois publico distintos: as empresas e as universidades.


Para as empresas, a inovação aberta é uma forma mais lucrativa de inovar, porque pode reduzir custos e acelerar o tempo de entrada dos seus produtos e soluções no mercado.


Com o Open Innovation as empresas têm ainda a possibilidade de encontrar universitários que se destaquem e recrutar esses talentos para seus quadros.


Além disso, essa troca de conhecimento contribuí para a melhoria na qualificação dos seus próprios colaboradores.


Já para as universidades o Open Innovation é uma forma eficiente de colocar seus alunos e pesquisadores em contato com a realidade do mercado, testando na prática seus conhecimentos e teorias.


Além de poder ser uma fonte alternativa de financiamento para suas pesquisas, uma forma eficiente de lidar com um dos maiores desafios que o meio acadêmico enfrenta hoje: a redução dos repasses governamentais à pesquisa.

Como implementar iniciativas de Open Innovation na minha empresa?

Para aderir ao Open Innovation na sua empresa é preciso estar aberto para comunidade acadêmica e estar disposto a compartilhar informações e conhecimento.


O primeiro passo não precisa necessariamente ser desenvolver um projeto em parceria com alunos, ou pesquisadores, a empresa pode:

  • Abrir suas instalações para visitas acadêmicas;

  • Oferecer Workshops dos seus profissionais nas universidades;

  • Receber professores e pesquisadores para palestrar aos seus colaboradores;

  • Entre outras iniciativas de troca de conhecimento e interação.

Dessa forma, com o tempo, ambas as partes vão se sentir mais confortáveis e seguras em compartilhar informações e dados sensíveis, podendo enfim partir para projetos maiores, que sejam desenvolvidos conjuntamente, em diversas áreas de atuação, inclusive na inovação e desenvolvimento de soluções e produtos.

O Open Innovation, na prática:


Aqui na Aligra recebemos alunos, professores e pesquisadores de diversos cursos, como Paleontologia e Engenharia de Minas, e não apenas de Universidades, mas também, escolas de cursos técnicos e até mesmo de educação básica.


Durante as visitas técnicas na Aligra é possível conhecer e observar na prática a formação geológica e as camadas que compõem a bacia de Taubaté, especialmente a formação Tremembé, cujas argilas são de grande importância ambiental e econômica para o Estado de São Paulo.


(Visita a ALIGRA feita pelos estudantes e professores de Geologia da UFRJ)


Com isso os visitantes podem compreender os processos geológicos envolvidos na formação de argila, além de observar na prática as atividades desenvolvidas nas diferentes etapas do ciclo de produção da argila e seus produtos.


Uma atividade de extrema relevância para o meio acadêmico, pois permite analisar e assimilar melhor os conceitos teóricos, contribuindo para formação e desenvolvimento profissional.


Afinal, acreditamos ser fundamental para os alunos ter a experiência prática, e que as empresas só tem a ganhar com o incentivo a pesquisa e educação, pois, os alunos de hoje são os profissionais de amanhã!


Quer fazer uma visita técnica com seus alunos a Aligra, e quem sabe até desenvolver um projeto, ou pesquisa em parceria com a nossa empresa?


Entre em contato e agende uma visita: Email: aligra@aligra.com.br

Telefone: 12 3632 1011

Comments


bottom of page