O turnover, ou rotatividade de colaboradores, é um termo em inglês que se refere ao fluxo de entrada e saída de funcionários de uma empresa. Esse índice é calculado a partir do desligamento e admissão de novas pessoas em um certo período de tempo.
Este conceito revela a proporção de substituições de colaboradores antigos por novos talentos. Sendo assim, demonstra qual o nível de rotatividade ou permanência de seus funcionários.
Tipos de turnover
Primeiramente, é preciso entender que existem dois tipos principais de turnover: involuntário e voluntário.
O turnover involuntário ocorre quando uma empresa decide encerrar o contrato de trabalho de um funcionário, geralmente devido a questões como desempenho insatisfatório ou reestruturação organizacional.
Por outro lado, o turnover voluntário acontece quando um funcionário escolhe deixar a empresa por vontade própria.
E, tratando-se do turnover voluntário, há duas subcategorias importantes: funcional e disfuncional. O turnover voluntário funcional ocorre quando um funcionário decide sair, mas sua saída não impacta as operações da empresa. Em contrapartida, o turnover voluntário disfuncional representa um prejuízo maior para a empresa, já que é a saída de um funcionário que apresentava um conjunto de habilidades e/ou conhecimentos fundamentais para uma operação ou área na empresa.
Vale ressaltar ainda, que os casos disfuncionais podem ser classificados como evitáveis ou inevitáveis. Essa classificação refere-se basicamente a condição de controle da empresa, ou seja, na divisão entre evitáveis ou inevitáveis pela empresa.
Mas afinal, como a taxa de rotatividade afeta a empresa?
Essa taxa não interfere apenas na reputação da empresa como empregadora, mas também tem impactos diretos na produtividade, clima organizacional e financeiro.
Com uma taxa menor, sua empresa estará no caminho certo! Isso porque, a baixa rotatividade, é um indicativo de que a equipe está satisfeita com o seu local de trabalho. Por isso, é importante levar essa informação em consideração e é indispensável fazer ajustes para que os colaboradores tenham espaço para expressar sua opinião no ambiente de trabalho.
Por outro lado, uma taxa alta trará mais despesas para a empresa: divulgação de novas vagas, gastos com exames, despesas com treinamentos e integração, além do abalo na produtividade.
Turnover Aligra: baixa rotatividade de colaboradores.
Sabendo que a taxa de turnover influencia diretamente no funcionamento de uma empresa, a Aligra busca manter um bom relacionamento com os seus funcionários, pautado na ética e no reconhecimento, além de alguns cuidados, para assim tentar mantê-la baixa.
Segue algumas das medidas adotadas:
Descrição de vaga compatível;
Feedbacks dos colaboradores;
Plano de carreira;
Rotina sem sobrecarga;
Liderança bem posicionada.
Acreditamos que a construção de um bom ambiente de trabalho está no dia a dia, sem tarefas exaustivas e valorizando o colaborador!
Comments