
No início das atividades, a produção de argila era destinada exclusivamente ao setor de fundição, sendo o material utilizado como agente ligante/aglomerante em areias de moldagem.
As características inerentes à formação geológica das argilas, que são extraídas de jazida localizada em Taubaté/SP, bem como, o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos e do processo produtivo (extração e beneficiamento), possibilitaram a diversificação das áreas de atuação da ALIGRA com o fornecimento de produtos competitivos, sendo considerados referências para algumas aplicações, por exemplo, os produtos fornecidos ao rerrefino/regeneração de óleos usados.
​
Atualmente, dentre as mais variadas aplicações para as quais possuímos produtos desenvolvidos e/ou soluções, podemos destacar as seguintes áreas de atuação:
-
ARGILA PARA MODELAGEM ARTÍSTICA E TRABALHOS ESCOLARES;
-
HIGIENE ANIMAL;
-
COSMÉTICOS;
-
RERREFINO/REGENERAÇÃO DE ÓLEOS MINERAIS;
-
BRANQUEAMENTO DE GORDURA ANIMAL (SEBO BOVINO);
-
REFINO/CLARIFICAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS;
-
IMPERMEABILIZAÇÃO DE SOLOS (ATERROS SANITÁRIOS);
-
ANTI-CAKING/ADSORVENTE DE MICOTOXINAS EM NUTRIÇÃO ANIMAL;
-
AGLOMERANTE/ANTIEMPEDRANTE PARA GRANULAÇÃO DE FERTILIZANTES; AGRÍCOLAS E ADUBOS FARELADOS;
-
PELOTIZAÇÃO/BRIQUETAGEM DE MINÉRIOS;
-
AGLOMERANTE PARA AREIAS DE FUNDIÇÃO;
-
VISCOSIFICANTE/ESTABILIZANTE PARA PERFURAÇÕES DE POÇOS (RESFRIAMENTO E LUBRIFICAÇÃO DE BROCAS E ESTABILIZAÇÃO DAS PAREDES);
-
DESMOLDANTE E MASSA PARA TAMPONAMENTO DE ALTO-FORNO;
-
CARGA MINERAL PARA MISTURAS ASFÁLTICAS, PICHES E BETUMES EM GERAL;
-
OUTROS.
HISTÓRICO
A ALIGRA foi fundada em março de 1968, no bairro do Barranco, na cidade de Taubaté-SP, em área própria de 24.000 m². Inicialmente, a exploração do minério se dava de forma braçal e o transporte era realizado com o auxílio de carros de boi, sendo que a argila processada era de tipo único e se destinava, exclusivamente, a ser utilizada como aglomerante para areias de fundição.
​
Ao final do mesmo ano foi adquirido o 1º trator tendo-se início a exploração mecanizada.
​
No processo atual, a exploração é realizada com maquinários especializados, o que lhe confere uma extração altamente mecanizada, em uma área total de 320.000 m². No material extraído são realizadas as etapas de secagem e moagem, compreendendo assim o processo de beneficiamento. Apesar da simplicidade operacional, para a realização de cada etapa deste processo, são impressos criteriosos procedimentos de controle de controle de qualidade, inclusive com a utilização de laboratório próprio. Esses controles são iniciados desde a seleção da argila (prospecção/seleção das camadas argilosas na jazida) e se estendem até a moagem e o envase do material, caracterizando o “produto” (que pode ser fornecido a granel, sacos de papel (25 kg ou 40 kg), big-bags e ainda apresentar-se sob diferentes aspectos granulométricos).
​
Atualmente, as argilas processadas são utilizadas para branqueamento de sebo, rerrefino de óleos lubrificantes minerais, impermeabilização de solos, clarificação de óleos vegetais, aglomeração de areias de fundição, trabalhos artísticos e escolares, sanitários para gatos, defensivos agrícolas, processamento de óleos na produção de biodiesel, aglomeração e granulação de fertilizantes agrícolas, como antiempedrante na mistura de adubos/fertilizantes granulados, adsorventes de micotoxinas, dentre outras aplicações industriais conhecidas.
MISSÃO
Fornecer soluções em argila, buscando atender as necessidades dos clientes com o melhor custo-benefício.
​
VALORES
Ética
Qualidade
Valorização humana