No início das atividades, a produção de argila era destinada exclusivamente ao setor de fundição, sendo o material utilizado como agente ligante/aglomerante em areias de moldagem.
As características inerentes à formação geológica das argilas, que são extraídas de jazida localizada em Taubaté/SP, bem como, o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos e do processo produtivo (extração e beneficiamento), possibilitaram a diversificação das áreas de atuação da ALIGRA com o fornecimento de produtos competitivos, sendo considerados referências para algumas aplicações, por exemplo, os produtos fornecidos ao rerrefino/regeneração de óleos usados.
Atualmente, dentre as mais variadas aplicações para as quais possuímos produtos desenvolvidos e/ou soluções, podemos destacar as seguintes áreas de atuação:
-
ARGILA PARA MODELAGEM ARTÍSTICA E TRABALHOS ESCOLARES;
-
HIGIENE ANIMAL;
-
COSMÉTICOS;
-
RERREFINO/REGENERAÇÃO DE ÓLEOS MINERAIS;
-
BRANQUEAMENTO DE GORDURA ANIMAL (SEBO BOVINO);
-
REFINO/CLARIFICAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS;
-
IMPERMEABILIZAÇÃO DE SOLOS (ATERROS SANITÁRIOS);
-
ANTI-CAKING/ADSORVENTE DE MICOTOXINAS EM NUTRIÇÃO ANIMAL;
-
AGLOMERANTE/ANTIEMPEDRANTE PARA GRANULAÇÃO DE FERTILIZANTES; AGRÍCOLAS E ADUBOS FARELADOS;
-
PELOTIZAÇÃO/BRIQUETAGEM DE MINÉRIOS;
-
AGLOMERANTE PARA AREIAS DE FUNDIÇÃO;
-
VISCOSIFICANTE/ESTABILIZANTE PARA PERFURAÇÕES DE POÇOS (RESFRIAMENTO E LUBRIFICAÇÃO DE BROCAS E ESTABILIZAÇÃO DAS PAREDES);
-
DESMOLDANTE E MASSA PARA TAMPONAMENTO DE ALTO-FORNO;
-
CARGA MINERAL PARA MISTURAS ASFÁLTICAS, PICHES E BETUMES EM GERAL;
-
OUTROS.
HISTÓRICO
A ALIGRA foi fundada em março de 1968, no bairro do Barranco, na cidade de Taubaté-SP, em área própria de 24.000 m². Inicialmente, a exploração do minério se dava de forma braçal e o transporte era realizado com o auxílio de carros de boi, sendo que a argila processada era de tipo único e se destinava, exclusivamente, a ser utilizada como aglomerante para areias de fundição.
Ao final do mesmo ano foi adquirido o 1º trator tendo-se início a exploração mecanizada.
No processo atual, a exploração é realizada com maquinários especializados, o que lhe confere uma extração altamente mecanizada, em uma área total de 320.000 m². No material extraído são realizadas as etapas de secagem e moagem, compreendendo assim o processo de beneficiamento. Apesar da simplicidade operacional, para a realização de cada etapa deste processo, são impressos criteriosos procedimentos de controle de controle de qualidade, inclusive com a utilização de laboratório próprio. Esses controles são iniciados desde a seleção da argila (prospecção/seleção das camadas argilosas na jazida) e se estendem até a moagem e o envase do material, caracterizando o “produto” (que pode ser fornecido a granel, sacos de papel (25 kg ou 40 kg), big-bags e ainda apresentar-se sob diferentes aspectos granulométricos).
Atualmente, as argilas processadas são utilizadas para branqueamento de sebo, rerrefino de óleos lubrificantes minerais, impermeabilização de solos, clarificação de óleos vegetais, aglomeração de areias de fundição, trabalhos artísticos e escolares, sanitários para gatos, defensivos agrícolas, processamento de óleos na produção de biodiesel, aglomeração e granulação de fertilizantes agrícolas, como antiempedrante na mistura de adubos/fertilizantes granulados, adsorventes de micotoxinas, dentre outras aplicações industriais conhecidas.
MISSÃO
Fornecer soluções em argila, buscando atender as necessidades dos clientes com o melhor custo-benefício.
VALORES
Ética
Qualidade
Valorização humana